sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PAI JOÃO DE ARUANDA (9)




Crises

PAI JoÃo DE ARUANDA


Meu filho está confuso?


É preciso coragem para modificar, para decidir e ousar. A vida, meu filho, só permite a vitória daqueles que ousam. que decidem, que realizam. Quando a crise visita os meus filhos, é que já é hora de modificar alguma coisa. A crise é sentimental? É preciso modificar a visão a respeito de si e do outro e promover as mudanças. 


O amor só sobrevive se for alimentado, adubado e regado com carinho, doçura, pequenos gestos; enfim, uma série de coisas aparentemente pequenas, muito importantes para manter a vida sentimental. A crise é econômica? Que tal modificar a forma de gerenciar sua vida, seus negócios e suas próprias aspirações?


A crise, quando se apresenta na área social, é um convite à reavaliação de suas posturas, de sua forma de ver a vida e de seu envolvimento com o mundo e a sociedade. É preciso que as pessoas se sintam apaixonadas. Sem envolvimento. sem apaixonar-se por uma idéia, uma pessoa ou um ideal, a vida parece perder o sabor.


Qualquer crise, meu filho, é uma forma mais direta que a vida encontra de nos dizer que temos de modificar algo ou nós mesmos. Isso não é fácil, eu sei! Mas é possível realizar, os desafios existem para estimular a gente a crescer e encontrar uma saída mais simples, ou para nos empurrar rumo a uma solução que está muitas vezes ao nosso lado o tempo todo. É que a gente se acostuma fácil com a boa-vida e se acomoda.


“Deus ajuda a quem cedo madruga” — esse aforismo popular é um reflexo da mais pura realidade. 


É preciso começar cedo a se organizar e procurar soluções. Quando falo em organização, meus filhos acham que é algo difícil de realizar. Mas afirmo que as coisas só são difíceis enquanto você achar que é difícil.


Quando os meus filhos decidirem que é preciso, que é possível, e assim aliarem sua vontade de realização ao conhecimento de sua necessidade, aí será fácil. Reclamar, chorar e adiar decisões não resolve problema algum.


Aliás, meu filho, tem algumas coisinhas que você poderá fazer em benefício próprio. Não adie aquilo que você tem de fazer. Adiar é uma forma de sabotar a si próprio.


Não procure culpados ou culpas, vá atrás de soluções e assuma sua responsabilidade. Aprenda a se organizar e agir.


Meus filhos estão acostumados a reagir e, então, não conquistam a vitória. Choram e lamentam, mas ainda isso é uma reação.


Seja uma pessoa ativa. Em vez de reagir, aja. Uma ação é muito mais inteligente do que uma reação.


É preciso ter coragem para mudar. As crises são o grito da vida nos chamando à modificação.

5 comentários:

  1. as vezes não é facíl tomamos decisões em nossas vidas mais sei que termos que ter coragem pra ir em frente pois só assim seremos capazes de alcançar nossos propósitos

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo um texto como este! reflete a nossa realidade e o que devemos fazer. Salve Deus.

    ResponderExcluir
  3. "É preciso ter coragem para mudar. As crises são o grito da vida nos chamando à modificação".
    Como essa frase é forte, profunda!

    ResponderExcluir
  4. Lindas, sábias e iluminadas palavras. Ditas para que haja reflexão em cada ser que esteja disposto a escutar ou ler!

    ResponderExcluir
  5. Lindas, sábias e iluminadas palavras. Ditas para que haja reflexão em cada ser que esteja disposto a escutar ou ler!

    ResponderExcluir